sábado, abril 20, 2024
HomeCreditoNubank lança "Modo Rua", função inovadora de segurança que limita transações no...

Nubank lança “Modo Rua”, função inovadora de segurança que limita transações no app ao sair de casa

Novidade começa a ser testada com grupo de clientes e se soma a uma série de proteções das consequências de ações criminosas

 O Nubank, uma das maiores plataformas digitais de serviços financeiros do mundo, lança, em fase de testes, o Modo Rua, ferramenta inédita no país, que permite ao cliente determinar no app um valor total máximo para transação via Pix, TED ou boleto, quando estiver fora de casa.

Assim como pode acionar o “modo avião” do celular, o cliente poderá ativar o “Modo Rua” com um clique no app, definindo uma rede de Wi-Fi segura e um valor máximo de transação para quando estiver fora dessa rede. Com isso, a ferramenta ajuda na proteção da ação de criminosos que tentam fazer transações bancárias em caso de acesso ao seu app. Os testes do Modo Rua com uma base dos clientes estão previstos para começar nos próximos dias e servirão de base para o lançamento mais amplo no futuro.

Com o Modo Rua, o Nubank avança em seu protagonismo de segurança digital, focado em alavancar a tecnologia para proteger e facilitar a vida do cliente. Essa novidade se soma a uma série de mecanismos de segurança que a plataforma já oferece, como: aviso de golpe, autenticação multifatorial, modelos de inteligência artificial, e análise preditiva de riscos. Além disso, o Nubank trabalha na vanguarda de ferramentas de dados biométricos –inclusive de biometria facial com prova de vida em tempo real, algo que poucas instituições financeiras possuem.

E, para ajudar os clientes com informações, dicas e procedimentos, o Nubank lançou também o SOS Nu, uma central completa e de fácil acesso no nosso blog que aborda conteúdo educativo sobre fraudes envolvendo perda de senha, boleto falso, clonagem de cartão, golpe via Pix ou WhatsApp, roubo de celular, entre outros.  

“A inovação está no DNA do Nubank. Nosso desafio é proporcionar tranquilidade aos clientes, evitando e resolvendo as dores deles, ficando sempre um passo à frente. Diante das questões de segurança pública atuais, é mais importante do que nunca a prevenção. O Modo Rua é um recurso inovador, intuitivo e simples, e mais uma camada de proteção no sistema muito robusto que já temos”, afirma Cristina Junqueira, cofundadora e CEO do Nubank no Brasil. O Nubank tem 70 milhões de clientes, sendo 66,4 milhões no Brasil.


O Nubank foi avaliado como muito seguro pela ampla maioria dos seus clientes. Segundo levantamento feito pelo Instituto QualiBest, 88% deles se sentem seguros. Numa escala de 1 a 5 (de “nada seguro” a “muito seguro”), 67% escolheram o nível 5 (muito seguro) e 21% o nível 4, o que coloca o Nu entre as instituições mais bem avaliadas.

Conheça os Mecanismos de Segurança

  • “Modo Rua”: ferramenta de segurança customizável do Nubank que pode ser acionada pelos clientes antes de sair de casa para determinar o limite a ser transacionado no app de acordo com o Wi-Fi seguro escolhido.
  • Aviso de golpe: para ajudar os consumidores a evitarem essas situações, o aplicativo avisará quando uma eventual transação aparentar ser golpe.
  • Prova de vida na recuperação de senha: todo pedido de reset do PIN ou da senha exigirá um teste de biometria facial com prova de vida.
  • Prova de vida para todas as transações suspeitas: hoje, esse dispositivo é acionado em transações de Pix consideradas suspeitas. Agora, passará a ser exigida também em transferências suspeitas por TED e boleto.
  • Atendimento prioritário: nova ferramenta de atendimento para priorizar com mais precisão os atendimentos a casos de golpes e roubos e, assim, diminuir o tempo de resolução.
  • SOS Nu: central de segurança com informações, dicas e procedimentos que explicam aos clientes como agir em situações adversas e de comprometimento de dados pessoais que pode ser acessada por meio do link Link.
  • Especialistas Globais: A empresa conta também com times especializados com experts globais em diversas funções trabalhando 100% do tempo na proteção dos consumidores.
  • Líder em Educação Digital: O Nubank oferece ostensivamente conteúdo de educação digital em suas plataformas para clientes e não clientes. Há quase cem textos com dicas de como se proteger no blog “Fala, Nubank”.

Como Funciona o Modo Rua

A nova ferramenta, que entrará em fase de testes para uma base de clientes, é muito simples de ser usada. Basta entrar no campo “segurança” do app, clicar em “Modo Rua” e seguir as instruções para definir um valor máximo de transações e, em seguida, apenas uma rede de Wi-fi segura para realizá-las. Pronto. Logo a mensagem de que seu Nu está “ainda mais seguro” aparece.

Modo Rua

Crédito: Nubank

A configuração pode ser feita somente uma vez. Sempre que desconectar do Wi-Fi seguro, o Modo Rua volta a ser ativado, sem precisar que a configuração seja repetida. Caso o limite estabelecido seja ultrapassado durante uso do app, será necessário fazer a autenticação por reconhecimento facial com prova de vida para autorizar. Para modificar os limites é necessário retornar à configuração inicial e refazer o procedimento com reconhecimento facial.

É importante que as pessoas tenham bons hábitos de proteção cibernética: evitem senhas simples, não as deixem anotadas no bloco de notas ou em qualquer lugar do aparelho, não enviem seus códigos de acesso a terceiros e que tenham senhas diferentes para cada instituição financeira.

Quer uma dica?

Faça parte do principal encontro da comunidade de inovação e tecnologia em crédito no dia 01 de novembro em São Paulo. Saiba mais clicando aqui ou acessando http://credtech.conexaofintech.com.br/

Aproveite o desconto de 15% para nossos leitores por tempo limitado. Use o código conexaofintech ou clique aqui e garanta sua vaga.

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Most Popular

Recent Comments