A Moneto, fintech de gestão de recebíveis e cobrança online, recebeu um investimento semente de R$ 2 milhões da Accesstage, uma empresa de soluções financeiras e gestão de processos. Lançada em 2016, a Moneto é uma startup de São José dos Campos (SP) que oferece uma plataforma tecnológica visando acelerar o recebimento de vendas por cartão de crédito, débito e boletos, permitir a gestão da cobrança e do fluxo de caixa de forma mais prática para o mercado de microempreendedores e profissionais autônomos.

De acordo com Celso Sato, presidente da Acesstage, em entrevista ao DCI, a Accesstage irá transferir tecnologia de processamento de transações eletrônicas para a Moneto, elevando sua capacidade operacional. “Identificamos sinergia entre ambas as empresas, o que foi um dos pilares para a concretização da parceria.”

Confira mais investimentos em fintech em 2018

A Moneto tem como público-alvo empreendedores do setor de vendas diretas, que movimentou cerca de R$ 45 bilhões em 2017, segundo a Associação Brasileira das Empresas de Vendas Diretas (ABEVD). Marcos Arruda, CEO da Moneto, explica a dificuldade de profissionais de revenda para efetuar seus recebimentos. “Normalmente, só recebem cheque ou dinheiro. Isso acaba saindo caro e complicado em questão de logística, pois exige que o revendedor tenha a necessidade de ir até os seus clientes finais e às vezes nem recebam o valor total.”

Por outro lado, diz Marcos, os clientes autônomos não têm a comodidade em pagar com cartão ou outros meios eletrônicos e precisam ir ao banco sacar o dinheiro. A solução oferecida pela Moneto permite que o vendedor envie cobranças online para seu cliente. Para Marcos Arruda, a plataforma aumenta a chance de pagamento e reduz a inadimplência, além de ser mais cômodo para o cliente pagar pelo celular a qualquer momento, de qualquer lugar, seja por boleto, cartão de crédito ou débito online.