No atual ambiente competitivo, a agilidade em fazer refletir as mudanças estratégicas de produtos e serviços em tempo real, bem como lançar novos produtos com a velocidade que o mercado exige são enormes desafios das empresas do setor de seguros.

Já ouviu falar de Sistema de Gerenciamento de Regras de Negócios (da sigla em inglês BRMS – Business Rules Management System)?

O BRMS vai resolver muitas dores das empresas seguradoras em suas demandas atuais.

Processos de transformação digital permitem que Cias de Seguros enxerguem cada vez mais oportunidades de negócio com velocidade cada vez maiores em ambientes cada vez mais voláteis. Algo impossível de se capturar antes das plataformas de big data e da enorme capacidade de processamento. 

E estas oportunidades continuam aumentando à medida que têm acesso a mais e mais informações que contribuem para suas análises e decisões. O advento do Open Insurance vai potencializar ainda mais estas possibilidades. 

O problema é que, uma vez detectados, os insights destas oportunidades levantadas pelas áreas de negócios ou as informações para o lançamento de novos produtos precisam ser disponibilizados para todos os sistemas de produtos e serviços utilizados pelas Cias de Seguros (ERPs, CRMs e todos os outros), refletido em seus cálculos, suas regras de negócios e no comportamento das variáveis analisadas. 

E em todos estes casos (sistemas, regras e variáveis) é exigida uma tomada de decisão imediata que atenda os novos modelos táticos e operacionais necessários ao negócio e garantam a satisfação dos clientes.

As ferramentas de BRMS entram exatamente neste contexto.

Diante deste desafio, a gestão dos processos decisórios, das regras de negócio e suas variáveis passa a ser visto como um passo decisivo para entregar competitividade e acelerar processos de transformação digital. 

O que é BRMS? 

Foto em preto e branco Descrição gerada automaticamente com confiança média

BRMS (sigla em inglês) significa Business Rules Management System ou Sistema de Gerenciamento de Regras de Negócio. É uma plataforma que permite capturar a lógica operacional dos negócios, automatiza o processo de criação e alteração de regras de negócio e cálculos e toma decisões.

A ferramenta possibilita separar as decisões dos processos reduzindo os tempos de implantação e aumentando a eficiência, especialmente quando aparecem as necessidades de alteração das regras de negócio, como nas mudanças internas ou externas que são exigidas em função de ofertas de concorrentes, lançamentos de novos produtos, novas demandas de mercado, modificações em regulamentos setoriais ou legislação ou novas taxas e condições pela atualização de tábuas atuariais.

A plataforma possibilita ao usuário de negócios e produtos criar, alterar, executar, testar e colocar em produção seus modelos de uma maneira simples e amigável.

Traz ainda a possibilidade de construir na ferramenta um repositório único dos modelos de decisão que deixa de estar espalhado por toda empresa, em diversos sistemas, em planilhas eletrônicas, em documentos ou nas cabeças das pessoas. Disponibiliza uma base de conhecimento onde é possível consultar como a empresa toma todas suas decisões, como aceita seus riscos, como efetua seus cálculos, ou como tratava estas mesmas decisões em outros períodos ou situações na linha do tempo. 

E por que isto é importante para as seguradoras? 

Acima de 70% dos processos e atividades de uma Cia de Seguros envolvem decisões baseadas em regras e cálculos. Todos os dias milhares de decisões que embasam os processos de negócios (Subscrição, Reclamações e Regulações de Sinistros, Modelos de Precificação com descontos e agravos e Pagamentos de Comissões) são tomadas baseadas em regras de negócio e cálculos que exigem gestão muito próxima.

Quais são as vantagens do BRMS?

Existem diversas vantagens ao implementar uma solução de BRMS. 

Vamos destacar as 5 principais vantagens:

  • Melhorar eficiência e produtividade
  • Abrir novas possibilidades de negócio e aumento de receita
  • Melhorar experiência dos clientes
  • Áreas de Negócios vão produzir suas soluções
  • Independência de fornecedores externos para implementar mudanças solicitadas por negócios 

Melhorar eficiência e produtividade

Todos os seus modelos de decisão, regras de negócios e cálculos em uma única ferramenta, podendo ser consumidos por toda a empresa, pelos canais de venda e por todos os parceiros simultaneamente. Criação e atualização de regras e cálculos de maneira simples e ágil, sem a necessidade de manutenção em diversos sistemas, planilhas eletrônicas ou documentos. Com isto, o conhecimento do negócio que ficava espalhado nos mais diversos meios fica consolidado em um repositório único, ao clique de um botão.

Abrir novas possibilidades de negócio e aumento de receita

Os insights de negócios e as demandas de mercado em função de concorrência e lançamento de novos produtos terão respostas imediatas. Você não vai precisar de semanas ou meses para disponibilizar em toda empresa e em seus canais de venda novas condições ou regras para atender mercados em constante mudança. Ainda vai conseguir enxergar, com extrema especificidade, qual variável ou regra precisa ser alterada para potencializar sua capacidade de fazer negócios. Um painel de controle de suas tomadas de decisão que possibilita a sintonia fina de cada variável e seus impactos.

Melhorar a experiência dos clientes

A plataforma de BRMS permite fazer a gestão de suas regras, cálculos e modelos de decisão de forma extremamente granular. Você vai conseguir criar modelos de decisão para públicos específicos, regiões distintas, canais de venda com situações particulares (portais de atendimento, e-commerce, equipes de vendas ou parceiros por exemplo) ou programas de fidelização de clientes que entregam benefícios diferentes para cada categoria. Enfim, você vai tratar cada cliente como se fosse único, pode ter regra específica para um CPF ou CNPJ se desejar, e cada experiência do cliente de forma exclusiva.

Área de Negócios vai produzir suas soluções

A gestão das informações e a implantação das soluções precisa estar centrada em negócios e não somente em TI. Esta é a conclusão em pesquisa recente do Gartner.

Plataformas de BRMS, através de uma interface muito amigável e abordagem Low Code, permitem que usuários de negócios e produtos sem conhecimento programático possam criar e alterar suas regras de negócios, seus cálculos e seus modelos de decisão diretamente na ferramenta. Podem criar, testar e simular seus modelos e depois disponibilizar para implantação em TI através de APIS REST. É a área de negócios produzindo software e tornando seus insights acionáveis em toda a empresa e parceiros reduzindo o Time to Marketde seus lançamentos e promoções. Importante passo no processo de transformação digital.

Independência de fornecedores externos para implantar mudanças solicitadas por negócios

A maioria das solicitações de negócios é colocada em uma esteira de TI e pode levar semanas ou meses para implantação. Com a plataforma de BRMS você elimina diversas etapas do processo tradicional de TI, como especificação, design, documentação e testes indo direto para as alterações necessárias, testes e publicação. Tudo isto sem grandes conhecimentos programáticos e sem a necessidade de alterar regras e variáveis “chumbadas” em sistemas legados que exijam suporte de fornecedores externos ou dependência de TI. Aquilo que é caro ou demorado, ou muitas vezes os dois, pode ser resolvido facilmente. E ainda libera o pessoal de TI para investir seus esforços nos processos de atualização tecnológica e na aproximação com os usuários de negócios.

Como o BRMS transforma as empresas de seguros

Falamos sobre BRMS e alguns de seus principais benefícios.  Que tal falarmos dos desafios de uma cia de seguros?

Dissemos que acima de 70% dos processos de seguro dependem de regras e cálculos. Veja alguns exemplos:

Texto Descrição gerada automaticamente

A ferramenta de BRMS suporta e acompanha todo o processo decisório e possibilita a gestão total de todas suas variáveis, taxas, regras de negócio e cálculos, desde a concepção do produto com as variáveis e taxas da Nota Técnica, passando pela Base Técnica, Requisitos de Subscrição, Cálculos de Prêmios até a Regulação de Sinistros. 

Já pensou ter todo este processo integrado em uma ferramenta com repositório único de regras e cálculos, completamente documentado, com trilhas de auditoria e toda base de conhecimento e histórico dos modelos de decisão disponíveis para montar suas estratégias?

Com a ferramenta de BRMS você acompanha a evolução de seu produto desde as regras e cálculos da Nota Técnica. Consegue verificar a qualquer momento se a realidade dos produtos que você comercializa (vida real) corresponde ao modelo pensando inicialmente, quando você construiu seus modelos estatísticos, suas tábuas atuariais e suas taxas.

Que tal um exemplo prático?

Para manter seus modelos de subscrição e precificação e deixá-los sempre competitivos a Cia de Seguros precisa gerenciar diversas variáveis e regras. 

Vamos destacar apenas algumas:

  • Produtos e coberturas
  • Perfis de cliente (subscrição)
  • Formas de pagamento
  • Descontos e agravos
  • Taxas
  • Programas de fidelização (Classe de Bônus e outros)
  • Vendas por volume

 E ainda muitas outras que cada Cia de Seguros considera em seus modelos de precificação, seus requisitos de subscrição em função de suas estratégias, notas técnicas e análises preditivas

Somam-se à esta complexidade de variáveis, todas as possibilidades de correlação e tomada de decisão. Suas regras de negócios para precificação e subscrição:

  • Se cliente acima de 35 anos “E” veículo acima de R$ 99.999,99 “E” profissão é médico “E” classe de bônus = V “E” forma de pagamento em cartão parceiro então preço = prêmio puro X taxa X desconto bônus X desconto cartão “E” parcelamento em 12 vezes sem juros” 
  • Se cliente sexo masculino “E” idade acima de 70 anos “E” é fumante “E” IMC acima de 30 então não é permitido a contratação do produto VIDA 1234 pois não atende condições da Nota Técnica.

Percebe que esta combinação pode ser muito complexa. E precisa estar disponível em real time, muitas vezes de maneira particular, por toda empresa e para cada um de seus canais de venda e seus parceiros.

E exige gestão constante, entregar conformidade, manter históricos e registrar todas as alterações efetuadas.

São estas algumas questões que o BRMS ajuda resolver para as empresas.

Destacamos dois pontos:

  1. A possibilidade de ter todas suas regras e cálculos de precificação e subscrição em um único lugar e não mais espalhados em diversos sistemas ou em planilhas eletrônicas, que além da dificuldade de manutenção geram sérios problemas de conformidade e compliance.
  • A criação de cenários específicos para cada estratégia, como:
    • Cada produto, cada perfil de cliente, mercado ou segmentos específicos
    • Atualizar taxas, índices, descontos e agravos em função de seus conjuntos de análise preditivas, podendo testar e simular cenários
    • Condições para cada canal de venda (Portais de Atendimento, e-commerce, equipes de vendas, parceiros ou da forma que a empresa queira construir)
    • Ter a certeza de qual variável “exata” você precisa alterar (IMC por exemplo) para potencializar sua capacidade de fazer negócios

Todas estas possibilidades com extrema granularidade. Condição única para apenas um cliente caso a empresa necessitar.

Ainda possibilita que estas regras e cálculos tenham vigência específicas. Condição pode valer somente das 0:00Hs de sexta-feira até as 0:00Hs de segunda-feira, por exemplo.

BRMS com Abaccus BRMS

Agora que você conhece um pouco da plataforma de BRMS, que tal levar seu negócio ao próximo nível com o Abaccus BRMS?

Decisões e regras de negócio são alguns dos principais ativos de uma Cia de Seguros. Representam fator importante para o seu sucesso e garantem a execução da política corporativa: da Nota Técnica ao lançamento de seus produtos, da Subscrição à Regulação de Sinistros.   Falamos de alguns processos em que plataformas de BRMS entregam muitas vantagens. Agora o próximo passo é encontrar um software que se adeque às necessidades do seu negócio.

O Abaccus BRMS é este software. Para conhecer um pouco mais sobre as dores que o Abaccus BRMS ajuda a resolver acesse nosso site www.abaccus.com.br

Quer conhecer mais sobre as InsurTechs que estão mudando o setor de seguros no Brasil? Participe do InsurTech Brasil, um encontro onde o mercado se reunirá para discutir os próximos passos da inovação nessa indústria. Garanta sua vaga aqui.