A plataforma foi idealizada para minimizar os problemas do brasileiro em relação à falta de organização financeira e tornar o cartão de crédito um aliado. O app apresenta de forma consolidada os gastos do usuário no cartão e auxilia na gestão de contas a pagar

A startup CrediGO – -, representada pelos sócios Bruno Chan e Stone Zheng, criou o primeiro aplicativo gratuito para smartphone idealizado para ajudar as pessoas a terem controle de múltiplos cartões de crédito e simplificar o dia a dia das finanças de forma unificada e transparente. A ferramenta – que recebeu um aporte de US$1,3 milhão do unicórnio chinês PPDAI Group Inc. (empresa de tecnologia que está na NYSE sob o código PPDF) – mostra todos os gastos com cartões de crédito em uma única tela. O app da CrediGO está disponível para Android e iOS, já conta com 180 mil usuários e espera até o final de 2019 alcançar a marca de um milhão de cadastros. O objetivo é auxiliar os brasileiros a usarem o cartão de crédito como um importante aliado na gestão financeira. Além disso, o aplicativo auxilia no controle de gastos e pagamentos com a ajuda das notificações inteligentes sobre parcelamentos e contas a pagar.

Dois dos principais motivos que fazem o brasileiro usar o cartão de crédito são o parcelamento e o prazo de pagamento. No entanto, se não houver uma disciplina na organização com os vencimentos das faturas, as chances de entrar em uma dívida são grandes.  Segundo dados da Serasa Experian, depois de três altas consecutivas desde o início do ano, a inadimplência caiu no país. Em maio, o número de brasileiros com dívidas recuou 0,7% na comparação com o mês anterior. Porém, o número de pessoas com contas em atraso ainda é muito alto: 62,8 milhões de inadimplentes em maio frente a 63,2 milhões em abril. Outro dado recente que complementa a pesquisa é o da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), que aponta que 25% destes inadimplentes apresentaram mau uso dos cartões de crédito, uma das modalidades de pagamento que mais cobram juros. Mesmo assim, ainda mantém sua posição de “queridinho” entre as opções devido à praticidade e à comodidade em relação ao dinheiro ou cheque. 

Mesmo diante deste cenário de aumento de dívidas e negativação de CPF que sobem mês a mês, especialistas da área financeira afirmam que o cartão de crédito não deve ser visto como um “vilão”, mas sim como importante parceiro quando gerenciado corretamente. De acordo com outro levantamento (SPC Brasil – junho de 2018), um em cada cinco brasileiros fazem uso do limite do cartão como complemento do salário. Para Bruno Chan, sócio-fundador da CrediGO, este sim é o grande erro do brasileiro. “O correto é você gastar sempre menos do que você ganha e gerenciar bem as parcelas que estão em aberto”, conta. Por esta razão, com a CrediGO o usuário conseguirá ver de forma consolidada todas as parcelas que estão para vencer, os valores das faturas, limites e também datas de fechamento e pagamento, tudo para um melhor gerenciamento das finanças. Com as notificações inteligentes, em todo primeiro dia do mês a pessoa recebe um aviso com o resumo das parcelas que vão vencer, e ainda é possível cadastrar avisos sobre faturas de cartão e contas adicionadas manualmente. “Vale ressaltar que são as funcionalidades oferecidas pela plataforma que vão tornar o cartão de crédito um aliado para o usuário”, explica Chan. 

A jornada pela melhora do Score de Crédito

O cartão de crédito é, sem dúvida, um meio de pagamento facilitador. Usá-lo de maneira consciente, gerenciando os pagamentos e contas de forma organizada e em dia são fatores importantes para o usuário ser reconhecido pelas instituições financeiras como um bom pagador.  Para isso, o aplicativo da CrediGO oferece a consulta ao Score de Crédito, que determina se a pessoa é ou não uma merecedora de boas condições de crédito. 

Por meio da aba de destaque CPF+, os usuários podem consultar a nota de crédito (que pode variar de 0 a 1000) em parceria com um birô de crédito, além de iniciar a jornada pela melhora do Score. “Muitos questionam por que é preciso passar tantas informações pessoais e a resposta é bem simples: quanto mais as instituições financeiras sabem sobre você, mais elas vão poder confiar se o pagamento será feito em dia”, conta o sócio-fundador. Outras funções bem importantes que vão entrar em breve no aplicativo são: a Verificação de Pendências, que vai apontar se a pessoa tem restrições no CPF, onde e com qual valor e a aba Cartões, onde será possível a contratação rápida de cartões de crédito. Inclusive, o app já disponibiliza uma opção de cartão sem anuidade.

Com sede em São Paulo e equipe de tecnologia baseada na China, a startup conta com um time altamente qualificado e dedicado. “O cartão de crédito está se popularizando cada vez mais e a CrediGO vem com a missão de ajudar as pessoas a fazerem um uso seguro e responsável do cartão. Queremos empoderar o usuário a tomar decisões importantes em relação à sua vida financeira com a ajuda da nossa ferramenta e criar experiências significativas na vida de milhares de famílias”, finaliza Chan. 

Quer conhecer mais sobre as fintechs que estão mudando o setor de Crédito no Brasil? Participe do Cred-Tech Brasil, um encontro onde o mercado se reunirá para discutir os próximos passos da inovação nessa indústria. Garanta sua vaga aqui.