Cotação, preenchimento de formulários e análise por parte da seguradora. Essas são as três etapas que uma pessoa precisa passar para contratar um seguro – e geralmente as razões pelas quais mais de 80% da população brasileira não tem nenhum tipo de seguro.

Isso porque, como as companhias tradicionais impõem muita burocracia e dificultam o entendimento dos seguros por parte dos consumidores, essas etapas acabam levando muito tempo para serem concluídas – o que eleva o valor dos planos e gera muitas dores de cabeça para os contratantes. 

É por isso que muitas pessoas veem o mercado de seguros com ‘maus olhos’ e optam por não ter seguro. Para elas, é mais fácil e cômodo enfrentar riscos do que se submeter a tanta burocracia.

Mas, nos últimos tempos, esse mercado está sofrendo uma grande revolução. Graças às Insurtechs, muitas pessoas estão dando adeus a toda essa burocracia e se beneficiando da contratação simples, rápida e barata de seguros (de vida, de viagem, auto, residencial, entre tantos outros).

O poder das Insurtechs

A indústria de seguros permaneceu a mesma por mais de 100 anos.

Por oferecerem um serviço que é essencial para a vida das pessoas, as companhias de seguro não se importaram muito com aevolução tecnológica. Seus gestores achavam que, mesmo essa evolução ocorrendo, a contratação dos serviços não seria afetada.

Essa ideia fazia sentido até a época em que as Insurtechs começaram a chegar no mercado. A grande promessa delas é desburocratizar todos os processos, desde a busca pelo seguro ideal até a sua renovação, por meio das novas tecnologias.

E desde que surgiram no mercado, as Insurtechs chamaram bastante a atenção dos consumidores. Afinal, quem não quer:

  • Se livrar da burocracia imposta pelas tradicionais seguradoras?
  • Se livrar as pilhas de papéis para ler, (tentar) compreender e assinar?
  • Contratar planos por meio da internet, a partir de desktops, tablets e smartphones?
  • Contratar seguros e começar a se beneficiar deles em pouquíssimo tempo?

Quem mais sentiu o impacto gerado pelas Insurtechs certamente foram as companhias tradicionais. Segundo a PWC, 3 em cada 4 seguradoras acreditam que parte de seu negócio corre o risco de interrupção por causa dessas startups.

Mas afinal, quem está sendo afetado pelas Insurtechs?

Os consumidores

Com as Insurtechs, os consumidores conseguem contratar seguros de forma simples, rápida e barata, por meio da internet. Eles não precisam ler inúmeros papéis, passar horas falando com o pessoal da seguradora e esperar semanas para obter a sua apólice.

As companhias tradicionais

As Insurtechs estão oferecendo às seguradoras tradicionais a oportunidade de satisfazer as necessidades dos consumidores, reduzir custos e melhorar seus processos. É por isso que muitas já estão investindo, adquirindo e ou fazendo parcerias com essas startups.

O mercado de seguros e a economia

Por estarem desburocratizando o setor de seguros, as Insurtechs estão atraindo mais consumidores. Elas também estão incentivando a entrada de mais startups no mercado. Isso ajuda o setor a se tornar cada vez mais inovador e tecnológico e a crescer, o que também beneficia a economia em geral.

Os investidores

Muitas Insurtechs estão atraindo a atenção de fundos de investimento nacionais e internacionais. Isso porque a taxa de crescimento delas é bastante atrativa. E quem estiver investindo nelas agora, certamente colherá bons frutos no futuro.

Evento de Insurtech no Brasil

INSURTECH BRASIL, evento que ocorrerá em agosto em São Paulo, veio para preencher essa lacuna e reunirá especialistas e empreendedores de sucesso daárea para discutir e impulsionar ecossistema de InsurTechs brasileiro.

O evento contará com a participação de empresas como Kakau SegurosMinuto SegurosYouse e outras, que revolucionaram a maneira de contratar seguros. Terá cases de sucesso de startups de todo Brasil, além de dar a você a oportunidade de conhecer as pessoas certas para se conectar com o ambiente efervescente das InsurTechs brasileiras.

Acesse o site oficial do evento para ver mais detalhese fazer a sua inscrição.

evento insurtech brasil

Quer conhecer mais sobre as InsurTechs que estão mudando o setor de seguros no Brasil? Participe do InsurTech Brasil, um encontro onde o mercado se reunirá para discutir os próximos passos da inovação nessa indústria. Garanta sua vaga aqui.