A inovação na indústria dos seguros não para de crescer no mundo. Grandes nomes como Hippo e Lemonade, insurtechs de seguro residencial nos Estados Unidos, já são cases de sucesso e servem de inspiração para o mercado começar a inovar em outros países.

No Reino Unido, a InsurePal tem chamado atenção com sua captação de recursos por meio de Oferta Pública de Moedas (ICO – Initial Coin Offering) e, na Ásia, a PolicyPal também lançou um ICO recentemente. Só nessescasos, a captação das duas insurtechs juntas por meio de emissão de tokens chegou a US$ 133 milhões em menos de um minuto. E essa inovação está chegando no Brasil com empresas que estão descobrindo como inovar no mercado de seguros brasileiro.

Confira algumas empresas que estão trazendo tecnologia e inovação para os seguros no Brasil:

App + Apólice = Appólice

Fundada em 2016, a startup Appólice oferece uma plataforma que inclui o corretor no mundo digital. Ter um aplicativo é algo caro e custoso e por isso muitos corretores perdem espaço para grandes corretoras. Com a Appólice, o corretor coloca seu logo e o nome da empresa no aplicativo e ali oferece ao cliente acesso a informações a qualquer momento, para informar problemas, sinistros e cotar novos produtos.

HealthCentrix

Essa startup oferece uma plataforma de inteligência aplicada para empresas terem acesso a análises e recomendações para tomar decisões críticas no dia a dia da operação de um plano de saúde. A ideia da HealthCentrix é tirar os problemas dos clientes, isto é, de consultorias, operadoras ou empresas que oferecem seguros ou planos de saúde. Seu lema é transformar informação em ação com o intuito de colocar o consumidor no centro do sistema de saúde.

Mobisell

A plataforma Mobisell permite que operadoras, administradoras e corretoras de planos de saúde encontrem potenciais clientes de forma digital e aumentem a adesão desse produto entre a população. Ela oferece os planos disponíveis de acordo com região, categoria profissional, de forma simples e rápida, no alvo.

Onli: seguro, só isso

A insurtech Onli oferece uma plataforma para o usuário contratar seguro de vida de forma fácil e rápida. A estrutura é integrada e voltada para a experiência do usuário. Ele não precisa entrar em contato com uma pessoa para contratar o serviço. Basta saber usar a internet, então pode simular, customizar, contratar e emitir a apólice em poucos minutos.

Seggui: seguro na hora certa

O aplicativo Seggui permite que o corretor acompanhe as informações e ocorrências que o cliente teve via o aplicativo. Desenvolvido com aprendizagem de máquina e inteligência artificial, ele conversa com o cliente de maneira intuitiva e aprendae com dados sobre hábitos e comportamentos do cliente captados pelo celular. O aplicativo será lançado no Insurtech Brasil 2018, no dia 5 de abril, e os desenvolvedores buscam uma seguradora parceira para viabilizar o aplicativo aos seus clientes.

Segfy: o corretor parceiro

A Segfy é uma plataforma de gestão operacional, gerencial e estratégica de seguros. Foi criada para conectar pessoas que buscam um bom seguro com os melhores corretores do país, munidos dos melhores produtos das seguradoras.

Segurize: a Uber dos seguros

Com a ideia de economia colaborativa, a startup Segurize oferece uma plataforma de seguros online na qual pessoas comuns podem indicar seguros para seus conhecidos. A ideia é facilitar e agilizar a venda de seguros por parte da corretora, e dar a oportunidade de pessoas comuns — os chamados segurizers — obterem uma renda adicional.

Essas são apenas alguns exemplos de insurtechs que estão colocando o Brasil no mapa de inovação de seguros no Brasil e participarão do Insurtech Brasil 2018, no dia 5 de abril, em São Paulo. Além dessas de startups, teremos muitas outras insurtechs que estão trazendo disrupção no mercado de seguro pessoal, automotivo e saúde.

 

Quer conhecer mais sobre as InsurTechs que estão mudando o setor de seguros no Brasil? Participe do InsurTech Brasil, um encontro onde o mercado se reunirá para discutir os próximos passos da inovação nessa indústria. Garanta sua vaga aqui.