Comum em países como os Estados Unidos, o Crédito com Garantia de Imóvel é uma operação ainda tímida no Brasil. Estimativa feita pela fintech paranaense Bcredi, empresa integrante do Conglomerado Financeiro Barigüi, indica que 70% dos imóveis brasileiros podem ser apresentados como garantia por proprietários que buscam crédito. Esse tipo de operação, na prática, funciona como um refinanciamento imobiliário, e pode assegurar acesso a crédito com taxas de juros até 80% menores do que o cheque especial e o rotativo do cartão, duas das operações de créditos mais usuais entre os consumidores brasileiros.

De acordo com Maria Teresa Fornea, uma das fundadoras da Bcredi, a resistência do brasileiro à operação barra no componente cultural. Segundo ela, no Brasil ainda há a ideia de que a alienação do imóvel como garantia em operações de crédito apresenta alto risco. “É comum que as pessoas comprometam sua renda, e o próprio imóvel, contratando linhas de crédito com altas taxas e prazo mais curto. No fim, estão sujeitas a um risco maior de perder seu patrimônio sem se dar conta disso”, afirma.

O mercado norte-americano mostra que esse temor não se sustenta. Nos Estados Unidos, onde o Crédito com Garantia de Imóvel é mais difundido, o volume de crédito disponível para pessoas físicas e pequenas e médias empresas é 35 vezes maior do que no Brasil. Apesar disso, o brasileiro está duas vezes mais endividado do que o norte-americano. Este cenário se deve, de acordo com Maria Teresa, justamente porque as operações de crédito mais populares no Brasil têm juros muito altos e prazos para quitação da dívida mais curtos.

Crédito descomplicado

Para reverter este quadro e atender ao potencial do mercado brasileiro, a Bcredi surge como uma fintech especialista em produtos de Crédito Imobiliário. Fintechs (junção das palavras financial e technology) são novas empresas do setor financeiro, que propõem uma nova forma de relacionamento com o dinheiro por meio do uso inteligente da tecnologia. No caso da Bcredi, essa orientação fintech é o que possibilitou a criação de uma plataforma na qual clientes podem contratar Crédito com Garantia de Imóvel e Financiamento Imobiliário, além de Investimentos, pela internet.

Para o cliente, o processo 100% online apresenta como vantagem um prazo reduzido para liberação do financiamento. Caso toda a documentação seja apresentada corretamente, o crédito pode ser liberado em até 10 úteis pela Bcredi. Tempo bastante inferior aos bancos tradicionais, cujos processos para liberação de crédito com imóveis como garantia podem facilmente consumir de três a quatro meses.

Outro diferencial importante do Crédito com Garantia de Imóvel é seu uso livre: o crédito pode ser utilizado para quitar dívidas mais caras, para financiar a compra de um bem com valor elevado, uma viagem, ou ainda para construir ou reformar um imóvel – inclusive aquele apresentado como garantia. Profissionais liberais e empreendedores de pequeno e médio porte também podem contratar o crédito para investir em seus negócios, do uso como capital de giro a investimentos em projeto de expansão. A aprovação de renda descomplicada da Bcredi, que faz análise combinada de movimentações financeiras – como Pessoa Física e Jurídica – torna esta operação de crédito ainda mais interessante para estes profissionais.

Quer conhecer mais sobre as fintechs que estão mudando o setor de Crédito no Brasil? Participe do Cred-Tech Brasil, um encontro onde o mercado se reunirá para discutir os próximos passos da inovação nessa indústria. Garanta sua vaga aqui.