Mais de 20 voluntários brasileiros do app de mobilidade urbana estarão juntos no dias 05 e 06 de agosto, no Rio, para uma maratona cujo objetivo será mapear o transporte público de Aracaju (SE)

Moovit, aplicativo número um em mobilidade urbana no mundo, promove nos dias 5 e 6 de agosto, no Rio de Janeiro, o segundo “Mapathon”, encontro entre embaixadores brasileiros da plataforma. O encontro, que teve sua primeira edição em 2016, deve reunir desta vez cerca de 20 Mooviters – como são chamados os voluntários que editam as informações do transporte no aplicativo – com o objetivo de mapear o transporte público de cidades do país ainda não disponíveis pelo app, como Aracaju (SE). O esforço da equipe irá beneficiar os mais de 570 mil habitantes da capital.

“O Moovit só chegou onde chegou devido à força da comunidade. De um lado, provemos tecnologia, inteligência de dados e informações de operadoras de transporte; de outro, eles contribuem com o mapeamento minucioso do transporte em cidades que, se não fosse essa colaboração, estariam sem cobertura”, afirma Pedro Palhares, country manager do Moovit no Brasil. “É muito gratificante poder reunir parte desses voluntários e trocar experiências”, reforça o executivo, que será o anfitrião do evento.

Representantes de várias partes do Brasil, os 21 embaixadores convocados para o encontro integram uma comunidade de mais de 170 mil editores do Moovit ao redor do mundo. São adeptos da mobilidade urbana, que ajudam a organizar, todos os dias, informações sobre linhas, horários e pontos de ônibus de diferentes cidades do globo. Atualmente, 65% dos dados da plataforma vêm de pessoas como eles.

Depois da maratona, os Mooviters visitarão o Centro de Controle do BRT Rio.

Atualmente, o Moovit está presente em mais de 1.400 cidades ao redor do mundo. No Brasil, a ferramenta já beneficia usuários em mais de 130 cidades brasileiras, tornando o país um dos principais focos de atuação da empresa. Além de informações de horários e linhas de ônibus, o app também disponibiliza serviços de alertas relevantes que podem impactar a viagem de cada um, como a interdição de uma via ou a mudança de uma linha, por exemplo.

2° Mapathon Moovit

Data: 5 de agosto
Horário: das 14h às 20h30
Onde: Hotel Transamérica Prime Barra
Endereço: Av. Gastão Sengés, 395 – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro – RJ

Sobre o Moovit

O Moovit simplifica a mobilidade urbana ao redor do mundo, permitindo utilizar o transporte público de forma mais fácil e inteligente. Com 70 milhões de usuários, é o aplicativo de transporte número um no mundo, tendo sido selecionado pelo Google como um dos melhores apps de 2016.

Ao combinar dados de operadoras de transporte público e de órgãos oficiais com informações atualizadas fornecidas pela comunidade de usuários, o aplicativo oferece aos passageiros um cenário em tempo real e sugestões de percursos mais rápidos. Além disso, a comunidade Moovit envia relatórios diários sobre suas experiências de viagem, informando sobre o nível de lotação ou limpeza do veículo, por exemplo, e outros alertas para ajudar os demais passageiros a terem uma experiência melhor de viagem.

O Moovit gera cerca de 200 milhões de dados pontuais por dia, o que representa atualmente a maior fonte de dados de transporte do mundo. Esses dados são combinados com contribuições de mais de 170 mil editores locais, conhecidos como “Mooviters”, que ajudam a mapear e manter atualizada as informações sobre o transporte público local em cidades que, se não fosse essa tecnologia, estariam sem cobertura.

O Moovit está disponível e gratuito para baixar em iPhone, Android e web app, em 43 idiomas. Sua cobertura contempla mais de 1.400 cidades, de 77 países.