Com mais de 1,5 milhão de visitantes únicos por mês, o portal se destaca como o principal guia online que traz orientações sobre como cuidar do dinheiro

Há mais de cinco anos no ar, a Konkero, portal comparador de produtos financeiros e finanças pessoais, fechou 2017 com crescimento de 20% em relação a 2016, ultrapassando a marca de 15 milhões de usuários. Além disso, a empresa aumentou em 40% a venda de produtos por meio de sites parceiros, atingindo a marca de R$ 24 milhões em 2017.

Segundo Rafael Amaral, sócio e diretor geral do portal, o volume de visitas começa a ficar significativo e mais próximo de grandes líderes que atuam em outros países. Mas a venda de produtos financeiros online ainda tem muito o que crescer. Como comparação, o Money Supermarket, site líder do Reino Unido que recebe 9 milhões de visitas por mês, faturou R$ 1,4 bilhão em 2016 e possui ações em Bolsa. Outro player significativo é o NerdWallet que é um dos principais sites do EUA e recebe 13 milhões de visitas por mês e até o momento recebeu US$ 105 milhões em investimentos.

“Essa diferença se deve principalmente ao fato do brasileiro comparar menos do que o americano e o inglês. Isso porque o brasileiro ainda está aprendendo a comprar serviços financeiros de forma online”, afirma Amaral. “Mas essa é uma tendência que já vem mudando e a compra desse tipo de serviço tende a se tornar muito comum nos próximos anos.”

Qual o motivo deste crescimento

O crescimento das visitas no portal Konkero se deu por dois motivos centrais: um maior volume de produção de conteúdo e também uma tendência de crescimento no hábito de comparação de produtos financeiros do brasileiro. Ainda maior do que as visitas, o crescimento da venda de produtos financeiros se deu pela conquista de novos clientes e, também, pela melhora de conversão dos nossos parceiros.

“Desde que fundamos a Konkero vimos surgir dezenas de empresas que vivem de vender serviços financeiros online. Essas empresas acabaram estimulando os bancos a estruturarem melhor suas áreas digitais. Com isso, o setor aprendeu muito a como vender serviços financeiros de forma online, que é algo relativamente novo. Como a remuneração da Konkero é na sua maioria baseada por performance - somos remunerados quando nosso parceiro fecha negócio – isso nos beneficiou diretamente.”

Tendências do mercado

Em 2012, ano de surgimento da Konkero, as fintechs praticamente não existiam. Para comparar produtos financeiros, era necessário procurar pessoalmente por condições mais atrativas. Desta forma, ao encontrar uma instituição que possuía melhores condições, você precisaria mudar de banco, o que era muito trabalhoso na época. Exigia ir até a agência, levar os documentos necessários e aguardar aprovação.

Esse cenário foi mudando aos poucos, com o surgimento de novas empresas que investiram no online para ofertar seus serviços. “Quando começamos em 2012, vários bancos tinham apenas um site, sem equipe dedicada. Estavam no online por que tinham de estar. Hoje isso mudou. Os bancos e fintechs enxergaram que o online tem grande potencial e precisa ser tratado de forma profissional com orçamento e equipes dedicadas.”

Para exemplificar a diferença, basta saber que já é possível contratar uma máquina de cartões para seu estabelecimento sem a necessidade de estar atrelado a nenhum banco. Além disso, diversos outros serviços financeiros que eram difíceis de se comparar estão à disposição dos cidadãos online, como é o caso de empréstimos, investimentos, previdência privada, entre outros.

A principal mudança está na transparência e facilidade de comparar as condições de cada uma das instituições, uma proposta muito utilizada pelas fintechs. Isso porque, antigamente, os serviços e preços dos grandes bancos eram muitos semelhantes. Entretanto, hoje em dia é possível encontrar alternativas interessantes e com custos muito menores do que em grandes instituições. Um bom exemplo dessa mudança são as contas digitais, que oferecem exatamente os mesmos serviços que um banco convencional, porém, sem a cobrança de qualquer tarifa de manutenção de conta. 

As novidades no portal

No início de 2017 a Konkero lançou um novo portal completamente remodelado e mais fácil de usar. “Focamos os últimos anos na produção de conteúdo e ultrapassamos a marca de mais de 2 mil páginas sobre finanças e agora precisamos dar atenção especial a experiência do usuário”.

Fundado pelo administrador de empresas Guilherme de Almeida Prado, o portal é referência em comparação de produtos financeiros e finanças pessoais por reunir, de maneira descomplicada, dicas sobre dinheiro em matérias que ajudam o usuário a compreender o funcionamento e a organização de orçamentos pessoais e serviços bancários.

O site possui mais de duas mil páginas de conteúdo e mais de 70 vídeos que ajudam os usuários a entenderem o universo das finanças pessoais e dos serviços oferecidos pelos bancos. O site tem 57 % da sua audiência composta por mulheres. O site conta com notícias sobre dinheiro em uma linguagem fácil, e traz informações úteis para o leitor. A Konkero também faz o levantamento e a seleção de produtos e serviços financeiros dos maiores bancos, financeiras e administradoras de consórcio do país para ajudar o consumidor a fazer a melhor comparação antes de tomar a decisão de compra.

Quer conhecer mais sobre as InsurTechs que estão mudando o setor de seguros no Brasil? Participe do InsurTech Brasil, um encontro onde o mercado se reunirá para discutir os próximos passos da inovação nessa indústria. Garanta sua vaga aqui.