Hoje a maioria das pessoas tem um smartphone que consegue tirar boas fotos. Já é possível abrir uma conta digital em poucos minutos, usando o celular para tirar fotos do RG e selfies para comprovar sua identidade. Ou ainda usar fotos para comprovar residência ou realizar outras burocracias que antes exigiam papeladas. Aproveitando essa facilidade que o smartphone trouxe para os usuários em diversos setores, uma empresa de solução tecnológica para seguros teve a ideia de criar um aplicativo de auto vistoria.

Criada há 12 anos, o grupo Planetun sempre ofereceu diversas soluções para o mercado de seguro e automotivo, fazendo a ponte entre fornecedores de peças, oficinas e seguradoras e oferecendo soluções customizadas. E nos últimos anos, ela tem participado da revolução insurtech, trazendo inovações como a criação de aplicativos para vistoria de bens segurados, que serão apresentadas no Insurtech Brasil 2018, no dia 5 de abril em São Paulo.

Em 2017, a Planetun lançou um appweb na qual o usuário pode fazer a própria vistoria do carro por meio de fotos tiradas com o celular. O usuário recebe um link que o direciona para o appweb com as instruções de como fazer a vistoria por conta própria. Assim o cliente consegue enviar imagens de pontos do seu automóvel como a diagonal traseira e dianteira do veículo, motor, chassi e documento.

Um dos principais diferenciais no aplicativo é o fato de não precisar de qualquer instalação no aparelho celular, o que melhora ainda mais a experiência do usuário. Além disso, o usuário pode fazer isso no horário e local que preferir, sem necessidade de agendar a vistoria e se deslocar o vistoriador, economizando tempo tanto para a seguradora quanto para o motorista.

Aplicativo de autovistoria

Henrique Mazieiro, CEO da Planetun

Além disso, a tecnologia da Planetun garante a segurança de que cada foto seja usada apenas uma vez. Uma vez enviadas, a desenvolvedora realiza uma análise criteriosa e, em menos de um dia o processo de avaliação é finalizado pela seguradora. “Nosso objetivo é simplificar o processo de vistoria, levando para as seguradoras uma tecnologia que vai proporcionar ao seu cliente uma experiência prática e ágil na contratação de seguros”, explica Henrique Mazieiro, sócio fundador e CEO da Planetun. “E também que atenda a atual realidade econômica das empresas, trazendo maior segurança, autonomia e menor custo no processo.”

Henrique Mazieiro explica que a aceitação do mercado tem sido ótima, por ser uma solução didática, intuitiva e que garante maior assertividade no processo de regulação. Tanto é que em 2018, a Planetun expandiu a ideia para o seguro residencial criando o aplicativo web de auto vistoria. Com ele, o usuário pode acionar o seguro para danos elétricos de equipamentos, quebra de vidros e subtração de bens, usando o celular de forma parecida com o aplicativo para vistoria automotiva.

Além do aplicativo web de regulação digital por imagem, a Planetun também oferece um sistema de gestão da regulação, uma plataforma 100% online, que faz desde o envio do token para receber as fotos da oficina até a vistoria e definição de indenização do sinistro. Com o sistema, as seguradoras conseguem controlar e acompanhar as filas de trabalho, com segmentação por valor, cliente ou tipo de empresa; ter históricos detalhados dos processos realizados; controlar a produtividade; e ainda acompanhar os resultados em tempo real pela tela de dashboard, unificando todo o processo de regulação em um só lugar.

 

Quer conhecer mais sobre as InsurTechs que estão mudando o setor de seguros no Brasil? Participe do InsurTech Brasil, um encontro onde o mercado se reunirá para discutir os próximos passos da inovação nessa indústria. Garanta sua vaga aqui.