Startup inova na precificação de seguros e conquista clientes na Europa, Ásia e Américas. Entre eles Munich Re, AXA e Generali.

O desafio de melhorar o processo de precificação das seguradoras, que muitas vezes é lento e impreciso, foi o que motivou a criação da Akur8. A solução desenvolvida pela equipe multidisciplinar e diversa da startup francesa utiliza machine learning para automatizar a geração de modelos de risco e demanda, conseguindo acelerar em 10 vezes o tempo gasto no processo de precificação, com um desempenho de acuracidade 10% maior. Tudo isso mantendo a transparência e o controle dos modelos criados, de acordo com Anne-Laure, que dirige as operações da Akur8. 

A ideia surgiu em 2016 quando Guillaume, o co-fundador e atual líder de atuária e P&D da Akur8, atuava na área de pesquisa e desenvolvimento de uma grande seguradora francesa e tentava solucionar o desafio de modelar preços de seguros de forma mais eficiente e inteligente. Aí começou o projeto que depois de anos de pesquisa resultou em uma empresa independente. 

Hoje, a Akur8 é uma empresa que preza pela diversidade. Seu time conta com mais de 20 nacionalidades, 15 idiomas nativos diferentes e três escritórios globais, com diretorias ocupadas com 40% de mulheres. Com um DNA tech, 70% da equipe é composta por desenvolvedores, cientistas de dados e atuários. O resultado é uma avaliação de serviços que supera em duas vezes a média do setor de SaaS. 

A startup francesa já atraiu investimentos de 42 milhões de dólares e recebeu novos aportes de 30 milhões de dólares de novos fundos e reinvestimentos de participantes de rodadas anteriores como BlackFin Capital Partners e MTech Capital. 

A Akur8 será uma das patrocinadoras Platinum do InsurTech Brasil 2021, e promete uma apresentação especial para o evento: “Hoje temos um time de especialistas que falam português e espanhol, e uma diretoria com vasta experiência em negócios no Brasil, mas sabemos que também é preciso investir em conhecimento, pessoas e presença na região.”, diz Samuel, co-fundador e CEO da Akur8, à Conexão Fintech.

Com projetos em estado avançado com seguradoras no Brasil, Chile e Colômbia, a insurtech está levando a expansão na América Latina a sério! Inovação e novidades tecnológicas estão surgindo em uma velocidade cada vez maior, e os profissionais de seguros devem estar atentos às oportunidades.

Quer conhecer mais sobre as InsurTechs que estão mudando o setor de seguros no Brasil? Participe do InsurTech Brasil, um encontro onde o mercado se reunirá para discutir os próximos passos da inovação nessa indústria. Garanta sua vaga aqui.