Por Ricardo Frizera para a Folha Vitória

No ano passado, a insurtech capixaba Coover teve seu primeiro grande salto com a aprovação da Susep (superintendência de seguros) para testar seus produtos inovadores no mercado, em caráter experimental.

Agora, a startup passa por uma nova etapa de crescimento com uma parceria com a seguradora suíça Zurich, que, com quase 150 anos de existência, é uma das maiores do mundo em seu setor.

Essa união se dá em um momento estratégico para a multinacional, que busca trazer mais tecnologia e produtos inovadores para dentro de casa, acompanhando a revolução em curso no mercado de capitais.

A sinergia entre as duas empresas está nos seguros para smartphones. Atualmente, a Zurich lidera a emissão dessa classe de apólices em alguns países, mas atende apenas ao mercado de produtos novos.

Com a tecnologia da Coover, a Zurich poderá expandir sua atuação para celulares semi-novos. A insurtech capixaba aposta em ser capaz de compensar o maior risco dessa operação com a redução da sinistralidade, ou seja, do número de vezes em que os clientes acionam o seguro.

Isso é possível pois a Coover atua com um software proprietário de formação de grupos mútuos, ou grupos de confiança, em que os participantes são aprovados por votação e tem incentivos para usar o seguro de forma mais justa e equilibrada.

PARCERIA COM A ZURICH ABRE CAMINHO PARA EXPANSÃO INTERNACIONAL

Para Jó Beduschi, co-fundador da Coover, a parceria com a Zurich pode projetar o seguro da Coover para mais regiões do Brasil e para o mundo.

Ele comenta que “a parceria com Zurich vai além de um canal de vendas. Por ser multinacional, a companhia traz força de marca à Coover. Ela já é a maior seguradora de smartphones do Brasil e está presente em vários países como maior seguradora geral. Agora, temos um trampolim para outros países devido a capilaridade da Zurich em mercados como a América Latina. Não se trata somente de um meio de vendas, mas uma parceria estratégica.”

Jó projeta que em um período de dois anos, pretende alcançar uma carteira de seguros de smartphones usados equivalente a 5% do atual portfólio da Zurich em celulares novos no Brasil.

Fonte: Folha Vitória / Autor: Ricardo Frizera

Quer conhecer mais sobre as InsurTechs que estão mudando o setor de seguros no Brasil? Participe do InsurTech Brasil, um encontro onde o mercado se reunirá para discutir os próximos passos da inovação nessa indústria. Garanta sua vaga aqui.