Não dá para negar que o mundo acaba de entrar numa das eras de mais profundas mudanças para as companhias de serviços financeiros desde que os anos 1970 nos trouxeram os fundos indexados, discount broker e os caixas eletrônicos. Nenhuma empresa está protegida da inevitável disrupção e toda companhia deve ter uma estratégia para se armar com as vantagens da nova revolução Fintech.

A batalha em andamento irá trazer vencedores surpreendentes e deixará para trás perdedores estupefatos entre os nomes mais poderosos do mundo financeiro: os conflitos (e parcerias) mais controversas serão entre startups que estão redesenhando práticas de décadas, os poderosos players tradicionais, que estão furiosamente tentando se adaptar com suas próprias inovações, e a total disrupção de processos e tecnologias já estabelecidas:

 

Bancos de varejo tradicionais vs. Bancos totalmente online.

Os bancos tradicionais fornecem serviços importantes, mas os bancos completamente online podem oferecer muitos dos mesmos serviços com melhores juros e a taxas menores. Os bancos tradicionais já criaram suas “conta-corrente online”, mas ainda não se sabe se esse produto se sustenta em uma organização majoritariamente offline.

Empresas de empréstimo tradicionais vs. Empréstimos peer-to-peer.

As plataformas de empréstimos P2P estão crescendo muito mais rápido que as de empréstimo tradicional – apenas o tempo irá dizer se as estratégias dos bancos de criar suas próprias pequenas redes de empréstimo terão sucesso.

Gerentes de ativos tradicionais vs. Assessores-robôs.

Os robôs-advisors como a Betterment oferecem taxas menores, compras a preços mais baixos e retornos sólidos aos investidores. Mas os tradicionais gerentes de ativos estão criando seus próprios produtos-robô enquanto fornecem o tipo de assistência que clientes com alto patrimônio líquido estão generosamente dispostos a pagar.

 

O ambiente superfluido está criando vencedores e perdedores diante dos nossos olhos. Há um enorme potencial para economias de custos e oportunidades de crescimento para você e sua empresa. No dia 8 de Dezembro, o 1º Rio Fintech irá reunir financiadores, empreendedores e especialistas para discutir o potencial carioca nesse novo cenário. Garanta sua vaga em www.riofintech.com.br e faça parte desse grupo pioneiro.

Fonte: Business Insider

Quer conhecer mais sobre as fintechs que estão mudando o setor de Crédito no Brasil? Participe do Cred-Tech Brasil, um encontro onde o mercado se reunirá para discutir os próximos passos da inovação nessa indústria. Garanta sua vaga aqui.