Por Julie Krauniski, de Berlim

No dia 30 de novembro, a Câmara Brasil-Alemanha do Rio de Janeiro realizará o 1º Startup Day. O objetivo do evento é reunir empreendedores, especialistas e criativos que atuam na ponte Brasil-Alemanha para compartilhar suas ideias e experiências profissionais.

Um dos destaques do evento é a mesa Relação Brasil-Alemanha, que contará com Breno Pessoa, Gerente de Marketing da Babbel (Berlim) para a América Latina, e Felipe Venetiglio, sócio da Berlim.co e co-fundador da Dujour. O encontro terá como foco as diferenças culturais entre Brasil e Alemanha no âmbito profissional.


Babbel e a Relação Brasil-Alemanha

A Babbel, um dos ícones da cena de startups de Berlim, é uma empresa formada por poliglotas, linguistas, educadores e techs que, em 2007, criou o primeiro aplicativo de ensino de idiomas. Hoje, ela possui  mais de 1 milhão de usuários pagantes e tem sido lucrativa desde 2011. Além disso, este ano, foi considerada a empresa mais inovadora na área de educação pela prestigiada Fast Company Magazine. Por esses motivos, a Babbel é referência na Europa não só em ensino de línguas, mas também em cultura de aprendizagem e multiculturalismo. Ex.: The Guardian.

No escritório de Berlim, há profissionais de mais de 39 nacionalidades, entre os quais 12 são brasileiros. Eles trabalham em diversas áreas, como Marketing, Conteúdo, Equipe Didática e Relações Públicas. Uma vez que a Babbel já está consolidada na Europa, os profissionais brasileiros têm o desafio de adaptar o aplicativo e criar estratégias e campanhas, considerando as particularidades culturais do mercado nacional. No bate-papo Relação Brasil-Alemanha, Breno Pessoa contará mais sobre suas experiências. Mas, antes, confira uma breve entrevista.

Um Publicitário Brasileiro em Berlim

startup dayBreno Pessoa, 39, se formou em Comunicação Social no Brasil e começou sua carreira como redator publicitário. Em Londres, fez mestrado em Gerenciamento de Corporações Internacionais na Roehampton University e há 8 anos trabalha com mídias digitais. Depois de morar na capital inglesa, Buenos Aires e Munique, mudou-se para Berlim, onde lidera a equipe LATAM da Babbel.

Gerenciar o mercado brasileiro em uma empresa alemã tem seus desafios. As culturas de trabalho são muito diferentes. “O alemão preza o planejamento acima de tudo. Ele está acostumado a pensar cada etapa e a estabelecer processos para cada atividade, enquanto o brasileiro é mais flexível, criativo e enxerga mudanças a curto prazo como uma oportunidade”, afirma Breno. Para o Gerente de Marketing, estar na interseção das decisões é um desafio. “O lado mais positivo do trabalho na Alemanha é que eles documentam, analisam e melhoram os processos constantemente. Por outro lado, decisões podem levar bastante tempo para serem implementadas devido a uma mentalidade orientada a resultados a longo prazo”, diz ainda.

Breno conta ainda que uma das principais diferenças culturais entre o ambiente de trabalho brasileiro e o alemão é a quantidade de reuniões. Raramente um alemão se aproxima da sua mesa de trabalho para perguntar algo de maneira espontânea. Em vez disso, convidam você para uma reunião de meia hora e discutem as dúvidas de modo agrupado. “Na Babbel, no entanto, com uma equipe multicultural, vemos que a espontaneidade brasileira também está presente em outras nacionalidades. Contudo, quanto maior o tempo de estadia na Alemanha, mais tendemos a nos comportar como os alemães. A absorção cultural é inevitável, acontece de forma orgânica, pouco a pouco“.
Informações sobre o Evento:
1º Startup Day Brasil-Alemanha
Data: quarta-feira, 30 de novembro de 2016.
Horário: 18:00 às 22:00
Local: Next Coworking Rio. Ladeira da Glória, 26, Glória. Rio de Janeiro – RJ.
Telefone: 55 21 2224-2123, ramal 105.
Evento gratuito sujeito à disponibilidade de vagas

Autor: Julie Krauniski – Public Relations Brazil

 

Quer conhecer mais sobre as fintechs que estão mudando o setor de Crédito no Brasil? Participe do Cred-Tech Brasil, um encontro onde o mercado se reunirá para discutir os próximos passos da inovação nessa indústria. Garanta sua vaga aqui.