A cidade do Rio de Janeiro já se consolidou como segunda principal cidade para as Fintechs do Brasil. No entanto, há pelo menos dois fatores que prometem muito mais para a cidade: o histórico de inovação e a estrutura de mercado financeiro herdada de época da BVRJ.

Tendo lançado o samba, a bossa nova e mais recentemente, o funk, a música é somente um dos setores nos quais a cidade tem expertise para criar fenômenos globais. Esse potencial de inovação social já tem sido aproveitado pela indústria criativa, que aliás foi a mais recente aposta da prefeitura carioca para desenvolver a cidade.

Desde 2013 a cidade conta com o Rio Criativo, uma incubadora exclusivamente focada em empreendimentos da economia criativa. Só primeiro ano de atividade, a incubadora foi responsável por aumentar em 10x o faturamento das empresas incubadas. Essa aposta do Rio foi destacada pela ONU e lançou tendência, com outros 14 Estados brasileiros copiando o formato desde então.

Além da vocação para inovar e lançar tendências, o Rio conta escritórios das principais seguradoras do país e de diversos órgãos que atuam na regulamentação do setor financeiro. Essa estrutura pode se aliar com a vocação criativa da cidade e oferecer ao Brasil e ao mundo uma série de inovações disruptivas para o mercado financeiro, que podem melhorar a vida de milhões de usuários e ainda incluir os tantos outros que permanecem à margem das grandes instituições. Afinal, as inovações trazidas pelas Fintechs não só agilizam processos já existentes, como frequentemente propõem soluções para atender demandas ainda não supridas pelo mercado ou resolver uma dor dos clientes.

O Conexão Fintech fez um levantamento que identificou 21 Fintechs cariocas e já se sabe de pelo menos mais 4 lançamentos programados até o final de janeiro. Em um artigo recente, destacamos quatro dessas 21 iniciativas para se acompanhar de perto. Não deixe de conferir aqui.

Nesta quinta-feira, dia 8 de dezembro, o evento 1º Rio Fintech vai reunir os principais nomes do mercado carioca e nacional para articular o desenvolvimento desse segmento na cidade. O evento vai colocar no mesmo ambiente alguns empreendedores-chave e os decisores de fundos, aceleradoras e investidores que vão mudar o cenário da cidade. Algumas surpresas estão programadas para este evento vão mexer com o ecossistema Fintech da cidade. Restam poucas vagas, garanta a sua em www.riofintech.com

—> Clique aqui e confira o desconto especial para nossos leitores <—

Quer conhecer mais sobre as InsurTechs que estão mudando o setor de seguros no Brasil? Participe do InsurTech Brasil, um encontro onde o mercado se reunirá para discutir os próximos passos da inovação nessa indústria. Garanta sua vaga aqui.