O primeiro beta do iOS 12.3 revelou algo interessante sobre o Apple Card: o cartão de titânio físico será ativado através do seu iPhone de maneira semelhante ao AirPods, ao Beats e ao Apple HomePod.

Você coloca o cartão perto do seu iPhone e você verá uma janela pop-up, mostrando que ele foi reconhecido e pode ser ativado. Um toque no botão “ativar” e seu novo cartão (literalmente) será desbloqueado para uso nas lojas.

O processo da Apple foi encontrado pelo blog 9to5Mac enquanto procurava por mudanças na última versão beta do iOS. O que o site não diz é como funciona tecnicamente.

Tanto quanto sabemos, o cartão físico da Apple tem apenas o seu nome e o logotipo da Apple gravado nele, sem CVV ou número na parte frontal ou traseira. Há também um chip para uso no chip da loja e no leitor de PIN. É isso aí.

Não há indicações de que ele esteja habilitado sem contato – embora haja muitas sugestões em contrário.

Mas se não houver chip NFC, como o seu iPhone o reconhece sem fio?

Não podemos responder a essa pergunta agora, embora suspeitemos que possa haver um chip sem contato, ainda não anunciado, alojado no cartão, que é usado apenas para uma única finalidade: para comunicação na configuração.

Faz sentido; A Apple prefere que você use seu iPhone para fazer pagamentos sem contato nas lojas do que o cartão, enquanto o cartão é puramente fornecido para também efetuar pagamentos em lojas de varejo sem o suporte do Apple Pay.

Descobriremos mais quando o cartão estiver oficialmente disponível.

 

Quer conhecer mais sobre as fintechs que estão mudando o setor de Crédito no Brasil? Participe do Cred-Tech Brasil, um encontro onde o mercado se reunirá para discutir os próximos passos da inovação nessa indústria. Garanta sua vaga aqui.