por Agência Linka

O termo Martech tem ganho cada vez mais relevância no mundo dos negócios. Quem desenvolve um projeto de marketing digital acaba também, direta ou indiretamente, participando de um trabalho de Martech. A junção do marketing digital com tecnologia tem a missão de quebrar paradigmas e alavancar iniciativas, grandes projetos e Startups.

O mundo do marketing sofre mudanças praticamente diariamente. Quem fica uma semana sem acompanhar as alterações e inovações nesse campo já fica defasado. Entre os fatores que permitem essa dinâmica quase alucinante, se destaca a tecnologia, viabilizadora do relacionamento entre pessoas e marcas.

Desde a revolução da internet, todo o processo de compra pode ocorrer por meio digital, desde a atração e influência até a decisão e ação da compra em si. Para manter e atualizar esse tipo de relação, novas ferramentas surgem em uma frequência avassaladora, algumas para ficar e revolucionar, outras para se mostrarem pouco eficazes e acabarem desaparecendo.

Sistemas complexos como SEO, AdWords, CRM e geradores de leads ditam como as estratégias de marketing devem ocorrer e precisam ser atualizados com frequência para se manter em tal posição.

Atualmente, um dos temas que mais geram debate e estudos é o Big Data, termo que compreende o poder de armazenagem e análise de grandes dados (em volume e variedade) com rapidez. Para que os profissionais de marketing possam realizar um trabalho mais assertivo, precisam dessa leitura oriunda dos profissionais de TI, novamente atrelando o marketing à tecnologia.

A comunicação entre as duas áreas é fundamental para a identificação de oportunidades e a execução de projetos inovadores para ampliar os resultados de um negócio e melhorar a experiência do cliente. Então, para um profissional de marketing digital ser bem-sucedido ao desempenhar um trabalho de Martech, ele precisa ter habilidades como gerenciamento de banco de dados, facilidade com programação, raciocínio lógico apurado e a expertise de lidar com a parte humana, para conseguir utilizar a tecnologia que tem em mãos em ações benéficas para impactar seu público-alvo.

Relação do Martech com Fintechs

A tecnologia não tem sido utilizada apenas no campo semântico do marketing. Como já se sabe, é cada vez mais comum encontrar novas Startups que prometem revolucionar seus mercados. Fintechs, HRtechs e Legaltechs já são realidade e ganham a cada dia novas ferramentas para evoluírem e atuarem na resolução de problemas.

Com as tecnologias de Martechs e Fintechs combinadas, a experiência do consumidor é completamente transformada. É criada uma plataforma na qual são aceitos, para uma compra, diversos métodos de pagamento, canais de comércio e dispositivos. Assim, há uma fluidez completa nas compras de bens e em transações on-line. Com parcerias de empresas especializadas em anúncios on-line, as pessoas terão a oportunidade de adquirir em tempo real produtos vistos na TV, por exemplo, por meio de sua “carteira inteligente”.

Logo, percebe-se que está plataforma proporciona uma ótima experiência de marketing personalizado, enquanto as marcas constroem programas de fidelidade baseados nas compras já feitas pelos clientes, aumentando seu lifetime value.

Sobre o autor:

logo-linkaA Agência Linka é parceira em campanhas de marketing digital. Desde 2007, transforma dados analíticos em grandes resultados para os clientes por meio de estratégias e otimização em Mídia Programática, Links Patrocinados, SEO, Inbound Marketing, entre tantas outras possibilidades do universo da mídia on-line. Em seu portfólio constam marcas como: Bing, Boston Medical Group, Valid, Alura, Vtex, Hertz, Contiki e e-commerces como a PróSpin, a BawClothing e BabyEnxoval.

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