Durante décadas o Rio de Janeiro sediou a principal bolsa de valores da América do Sul. Com o fechamento da BVRJ e a concentração dos negócios brasileiros na BOVESPA, o mercado financeiro carioca sentiu uma considerável diminuição nas suas atividades. Mas o caminho da ponte aérea não foi trilhado por todos: grandes seguradoras ainda permanecem em solo carioca.

Por ainda contar com um considerável mercado segurador, o Rio de Janeiro pode ter nas Insurtechs uma grande ameaça ou ainda a chance de reinventar a cidade. Insurtech é o nome vem que sendo dado startups e novas soluções se dedicam ao segmento de seguros, ou seja, as Fintechs de seguros. Normalmente as Insurtechs utilizam de novas tecnologias somado à um foco no usuário para agilizar, baratear ou revolucionar a forma como os seguros são feitos.

Essas inovações disruptiva muitas vezes ameaçam os negócios tradicionais, seja a curto ou a longo prazo. Como o Rio tem nas seguradoras uma fatia importante do seu atual mercado financeiro, a Insurtechs podem representar mais um golpe no mercado financeiro da cidade. Mas não se trata de uma tragédia anunciada: da mesma forma que as Insurtechs podem ser uma ameaça, elas podem também ser aliadas das seguradoras em solo carioca.

Isso se o mercado segurador se organizar para se antecipar à revolução. A verdade é que as seguradoras tradicionais têm capital e expertise para investir em iniciativas que podem ampliar ainda mais seus ganhos: inaugurando novos nichos de mercado, por exemplo. Com agilidade e cultura voltada para a inovação, as Fintechs podem atuar como postos avançados das seguradoras tradicionais em mercados ainda não explorados. Ou ainda reinventar a forma de fazer negócio, gerando lucro para todos. Outro caminho para as seguradoras é se organizarem para fomentar e apoiarem o desenvolvimento deste ecossistema no Rio de Janeiro.

O fenômeno das Insurtech e o impacto delas no mercado financeiro carioca é um dos temas que será discutido no 1º Rio Fintech. O evento irá reunir investidores, empreendedores e especialistas para discutir o potencial carioca como pólo mundial do segmento Fintech. O encontro vai acontecer nesta quinta-feira, dia 8 de Dezembro. Garanta sua vaga com um desconto especial que separamos para os nossos leitores (clique aqui) e não perca a oportunidade de fazer parte deste seleto grupo. Para saber mais sobre o Rio Fintech acesse www.riofintech.com

—>DESCONTO ESPECIAL PARA O RIO FINTECH: clique aqui <—

Quer conhecer mais sobre as InsurTechs que estão mudando o setor de seguros no Brasil? Participe do InsurTech Brasil, um encontro onde o mercado se reunirá para discutir os próximos passos da inovação nessa indústria. Garanta sua vaga aqui.