O Rio enfrenta uma crise profunda. Se por um lado a crise afugenta grandes investimentos, por outro ela torna a inovação ainda mais necessária. A intensidade da crise que vive o Rio não deixa muito espaço para as soluções tradicionais e exige do mercado uma dose extra de coragem e ousadia: supera a crise aquele que consegue os ganhos que só uma inovação disruptiva é capaz de criar.

É nesse momento que as Fintech tem brecha para ganhar espaço. Inovações brutais como o AirBnB surgiram justamente a reboque da profunda crise que os EUA viveram em 2008. O caso do AirBnB ilustra bem como inovações disruptivas podem contribuir – e muito – para um cenário de crise.

O modelo de negócios permite que as pessoas tornem em ativo um espaço de suas casa. Ao alugar um quarto que permanecia vazio, isso se torna uma forma de rentabilizar um espaço pouco utilizado na casa e uma maneira de compensar perdas salariais. Para outros, mesmo que não tenha espaços disponíveis dentro de casa, é possível alugar o local da própria moradia durante períodos como férias e feriados, tornando possível a viagem da família e evitando uma queda no padrão de vida.

O exemplo do AirBnB já inspirou negócios Fintech no próprio território carioca. A Mutual atua de forma análoga, fazendo a intermediação de empréstimos P2P (peer-to-peer). A empresa foi finalista de diversos eventos Fintech, entre eles Top 40 Best Fintech Start-Up at Bradesco Bank challenge – InovaBRA, Top 3 at Santander Fintech Venture Days and Top 9 at Ciab Fintech Day 2016 from Febraban e promete ser apenas a primeira dentre muitas surpresas que estão apenas esperando oportunidade para acontecer.

As Fintechs podem contribuir significativamente para a retomada do Rio de Janeiro atuando de forma dupla: ao mesmo tempo que geram movimento na economia, podem criar inovaçõe que efetivamente melhoram a vida dos seus usuários.

No dia 8 de Dezembro, o 1 Rio Fintech irá reunir financiadores, empreendedores e especialistas para discutir o potencial carioca como pólo Fintech. Garanta sua vaga em www.rioFintech.com.br e não perca a oportunidade de participar do grupo que será pioneiro na trasnformação da cidade maravilhosa em pólo Fintech.

Quer conhecer mais sobre as InsurTechs que estão mudando o setor de seguros no Brasil? Participe do InsurTech Brasil, um encontro onde o mercado se reunirá para discutir os próximos passos da inovação nessa indústria. Garanta sua vaga aqui.