Por Arnoldo J. Reyes, vice-presidente de Alianças Digitais, Fintech e Empreendimentos para Visa na América Latina e Caribe

O ecossistema fintech da América Latina e Caribe continua crescendo de forma significativa, transformando drasticamente o comércio digital e a tecnologia financeira. Na Visa, empresa que tem a missão de conectar o mundo por meio de soluções de pagamento inovadoras e inclusivas, sabemos que uma maneira importante de acelerar a adoção de pagamentos digitais é colaborando com as melhores fintechs da região.

Por meio de nossa estratégia de colaboração aberta, além de investirmos e fazermos parcerias com fintechs inovadoras da região para ganhar escala mais rápido e acelerar o lançamento das soluções no mercado, estamos nos aproximando do ecossistema digital por meio de iniciativas como o Visa Everywhere Initiative (VEI), um dos programas de inovação global mais colaborativos e dinâmicos do mundo, que busca nos conectar com startups que oferecem soluções disruptivas para promover a inclusão digital e fomentar a nova era do comércio.

Na América Latina e Caribe, o Visa Everywhere Initiative conseguiu atrair mais de 800 startups desde o seu lançamento, em 2017. Foi incrível ver tantas startups de alto calibre, talentosas e de diferentes áreas participando desta terceira edição. Além disso, este ano, pela primeira vez, tivemos uma abordagem mais prática, centrada na solução de desafios específicos da indústria, e incluímos novos elementos – como a prova de conceito (PoC) – para ajudar a acelerar a chegada ao mercado das melhores e mais visionárias soluções de pagamento.

Dentre as 190 startups inscritas este ano, selecionamos 12 finalistas para participar da grande final durante o FINNOSUMMIT Miami, evento da LendIt Fintech que acontece nos dias 3 a 4 de dezembro. As finalistas são Facenote, Druber e Pareto SA da Argentina; DinDin, Zen Finance e Zrobank do Brasil; Peiky, Tiendapp e Zinobe da Colômbia; Pagaloda Guatemala; e Flexio e Kublau do México.

Todas as finalistas têm algo em comum: refletem a impressionante oferta criativa e diversidade do atual cenário empreendedor da região. Essas empresas são especializadas em uma variedade de áreas, como soluções biométricas de reconhecimento facial, programas de fidelidade digitais, carteiras digitais e plataformas de câmbio de moeda (espécie de carteira digital), ferramentas de comércio eletrônico para gestão de ciclos de venda em redes sociais, soluções B2B2C para inclusão financeira, bancos digitais, soluções virtuais para pequenos comércios e plataformas automatizadas para análise de dados e empréstimos alternativos.

Não há dúvida de que essa seleção meticulosa de startups realmente representa a essência do ecossistema fintech da América Latina e Caribe. Além disso, todas essas soluções mostram como a Visa está trabalhando colaborativamente para acelerar o crescimento do comércio digital e, assim, beneficiar os governos, as instituições financeiras, os comércios e os consumidores de toda a região.

Quer conhecer mais sobre as fintechs que estão mudando o setor de Crédito no Brasil? Participe do Cred-Tech Brasil, um encontro onde o mercado se reunirá para discutir os próximos passos da inovação nessa indústria. Garanta sua vaga aqui.