O Techfoliance, portal europeu especializado em inovação no mercado financeiro, divulgou uma lista das 30 pessoas mais influentes em Fintech e inovação no mercado financeiro brasileiro. A lista contempla diferentes nomes de fundadores de Fintechs à apoiadores do ecossistema.

Fundadores e membros de algumas das principais Fintechs nacionais representam a maior parte da lista. David Velez do Nubank, Sergio Fúrio do BankFácil, Thiago Alvarez do GuiaBolso e Vinicius Roveda do ContaAzul são alguns dos empreendedores citados.

Blockchain, a área mais disruptiva da indústria Fintech não poderia estar de fora, sendo representada pelo João Canhada, da FoxBit, maior corretora de Bitcoin do país, e Marcelo Eisele da Blockchain Academy.

Nomes que tiveram papel fundamental no crescimento do ecossistema também estão na lista, como por exemplo José Prado do Conexão Fintech e Associação Brasileira de Fintechs, Bruno Diniz da InnerCore Solutions e NextMoney, responsável pelos principais eventos sobre o tema, e Marcos Cavagnoli da 4Finance. Consultorias especializadas no tema também estão na lista como Duarte Simões de Carvalho da Ernst & Young, Marcelo Bradaschia da Clay e Fabricio Doreda McKinsey e

José Prado, fundador do Conexão Fintech e diretor executivo da Associação Brasileiras de Fintechs é um dos destaques da seleção do portal europeu. Prado é um dos maiores especialistas sobre Fintech no Brasil e responsável pelas principais iniciativas de estudo e fomento, como o projeto Rio Fintech, a ABFintechs e o primeiro mapeamento das iniciativas Fintechs no país.

Associações que promovem o desenvolvimento da indústria como a ABFintechs, também estão representadas na lista. As associações possuem um papel fundamental para a continuidade do crescimento do setor no Brasil por aproximar as Fintechs de órgãos reguladores e por buscarem provocar um impacto social positivo. A recente polemica em torno da mudança das normas para instituições de pagamentos (confira no link) gerou por exemplo a criação de um grupo de trabalho dentro da associação brasileira de Fintechs com participação de diversas startups para estudarem as mudanças e se aproximarem de forma unida do Banco Central.

A seleção dos influencers foi feita em parceria com o LinkedIn e levou em conta diferentes critérios como histórico profissional, estar envolvido em uma empresa Fintech e ter papel relevante no setor. Outro ponto relevante levado em conta foi estar envolvido na comunicade e apoio ao ecossistema, como fazer parte de aceleradoras, associações ou eventos.

Confira a lista completa abaixo ou clicando aqui para ver o no site do Techfoliance.

Quer conhecer mais sobre as fintechs que estão mudando o setor de Crédito no Brasil? Participe do Cred-Tech Brasil, um encontro onde o mercado se reunirá para discutir os próximos passos da inovação nessa indústria. Garanta sua vaga aqui.