Inovação promove inclusão financeira e aumenta as opções de crédito dos consumidores ao fortalecer sua autonomia sobre seus dados bancários

A SalaryFits, spin off internacional da Zetra – fintech que promove saúde e inclusão financeira a partir do conceito brasileiro de benefícios com desconto em folha de pagamento –, acaba de anunciar uma parceria inédita com a Fabrick, empresa de origem italiana criada pelo Banco Sella. Na mesma esteira de outras iniciativas europeias e brasileiras, a proposta da Fabrick é a de oferecer uma infraestrutura de APIs abertos para permitir que diferentes instituições financeiras construam a partir deles produtos personalizados para diversos consumidores. A união das duas empresas na Itália resultará na primeira plataforma open banking de crédito consignado do mundo, cujo modelo será em breve aberto a oferta de outros produtos financeiros.

O mercado da Itália tem um mercado de crédito consignado de mais de 14 bilhões de euros, e com as inovações promovidas pela SalaryFits sua oferta se tornará não apenas mais ágil, mas muito mais democrática e eficiente. Com essa iniciativa, os consumidores poderão ter acesso ao crédito consignado em apenas poucos dias e em um processo digital e sem fricção. Atualmente esse mesmo processo demora em torno de 4 semanas, e a burocracia envolvida limita substancialmente as opções dos consumidores.

“É fundamental promovermos iniciativas que empoderem o consumidor, seja com mais opções e controle sobre seus dados, seja com a oferta de produtos mais inclusivos. Na Itália, diferentemente dos outros países, qualquer ente financeiro autorizado pode emprestar para qualquer funcionário de qualquer empresa. Com a plataforma da Fabrick e os serviços fornecidos pelo ecossistema alimentado pela SalaryFits, estaremos na linha de frente com um modelo totalmente inovador no fornecimento de respostas ideais para diferentes necessidades de consumo e promovendo a inclusão financeira de milhões de pessoas, com a evolução do conceito de crédito consignado”, explica Delber Lage, CEO da SalaryFits,

Este tipo de inovação tecnológica na Itália só foi viável graças ao General Data Protection Regulation – GDPR (Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados) e também à aprovação do Payment Services Directive 2 (PSD2), regulações europeias que atualizam o sistema de pagamentos e oferta de serviços financeiros e fortalecem os direitos dos consumidores sobre suas próprias informações.

A Payment Services Directive 2 entra em vigor nos países da União Europeia a partir de setembro deste ano e todos os bancos serão obrigados a criar APIs para fornecer transparência aos consumidores. “Os bancos estão evoluindo constantemente para se manter competitivos. Com a Fabrick, nós estaremos à frente desse processo na Itália. A legislação financeira italiana é muito atenta à oferta de crédito e vamos popularizar esse acesso com nossas experiências e soluções ágeis para proporcionar um salto de qualidade na oferta serviços e benefícios, com preços 25% menores do que os praticados atualmente no mercado italiano”, estima Moacir Giansante, Country Manager da SalaryFits na Itália.

Quer conhecer mais sobre as fintechs que estão mudando o setor de Crédito no Brasil? Participe do Cred-Tech Brasil, um encontro onde o mercado se reunirá para discutir os próximos passos da inovação nessa indústria. Garanta sua vaga aqui.