Estima-se que, no Brasil há cerca de 15 mil startups em operação, sendo pouco mais de 13 mil mapeadas pela Associação Brasileira de Startups (Abstartups). Destas, 480 são fintechs (um dos principais mercados de atuação das startups brasileiras). São Paulo (39,7%), Minas Gerais (8%), Rio Grande do Sul (8%), Rio de Janeiro (6,7%) e Santa Catarina (5,2%) são os estados que mais concentram esses negócios.

De acordo com um levantamento feito pela US Bank, em 2013, 40% dos empréstimos pessoais foram originados por bancos tradicionais e apenas 5% pelas fintechs. Já em 2018, esse número inverteu e as fintechs deram um salto, ou seja, 38% dos empréstimos realizados foram por meio digital contra 28% feitos pelas instituições bancárias.

Pensando em proporcionar cada vez mais facilidade e agilidade às pessoas que precisam de crédito, a Geru, primeira e maior fintech de empréstimo online do Brasil, está no mercado desde 2015 concedendo crédito pessoal. A plataforma realiza operações 100% online e sem garantia, com o objetivo de proporcionar praticidade, transparência e segurança aos clientes. A fintech disponibiliza valores de R$ 2 mil a R$ 50 mil, por meio de serviços totalmente digitais, praticando taxas mais acessíveis, longe dos métodos tradicionais e da burocracia das grandes instituições bancárias. A análise de crédito acontece em poucos minutos, avaliando mais de 300 variáveis a partir de diversas fontes de informações, logo em seguida os dados são combinados a um sofisticado sistema de algoritmos, para uma resposta quase que imediata.

Ainda segundo o estudo, aproximadamente 82% das pequenas empresas fecham por causa de problemas de fluxo de caixa e mais de um terço afirma que esse é um dos grandes desafios dos empreendedores para sobreviver. Apesar da boa gestão financeira, o fluxo de caixa acaba sendo um dos principais gargalos para o empreendedor crescer, porque investir demanda capital imediato e muitas vezes mexer no fluxo de caixa acaba sendo prejudicial ao negócio. 

De olho nesse público, a BizCapital é uma Fintech de crédito que proporciona aos pequenos e médios empreendedores um processo online rápido e seguro para tornar o crédito mais acessível. A empresa possui um sistema automatizado de avaliação de crédito, que é capaz de analisar e ranquear cada pedido em minutos, graças à integração com mais de mil fontes de variáveis, públicas e proprietárias.

Segundo Francisco Ferreira, sócio-fundador da BizCapital, a falta de recurso imediato acaba penalizando esses empreendedores, que perdem a chance de ampliarem sua competitividade no segmento em que atuam. “No entanto, hoje, 60% das pequenas e médias empresas que pediram empréstimo na plataforma da BizCapital cresceram e 50% dos pedidos de crédito foram tomados para Capital de Giro. Esses empreendedores encontraram no empréstimo uma alternativa rápida, segura e eficiente para alavancarem seus negócios”, afirma o empreendedor.

Quer conhecer mais sobre as fintechs que estão mudando o setor de Crédito no Brasil? Participe do Cred-Tech Brasil, um encontro onde o mercado se reunirá para discutir os próximos passos da inovação nessa indústria. Garanta sua vaga aqui.