Conheça a Guiando, uma das quatro startups selecionadas para o Programa de Aceleração Visa 2019

A mineira Guiando surgiu como uma startup focada em tecnologia e serviço para gestão de custo de telecomunicações de grandes empresas. Sediada em Juiz de Fora, eles agora contam com escritórios em São Paulo, Curitiba e Rio de Janeiro, onde ficam a maioria de seus clientes.

O mote de criação da empresa surgiu de uma necessidade detectada por eles, grandes empresas perdem muito tempo no processo de gestão de faturas e porque não fazer isso para elas? E mais do que isso, além de gerenciar o pagamento, coletar os dados e transformá-los em relatórios para que os clientes possam ter insights.

Inicialmente com foco apenas na gestão de faturas de Telecom, agora a Guiando quer expandir e escalar a operação para gerenciar todo tipo de fatura, desde energia, água, impressão, viagens, até o pagamento de fornecedores. “De uns anos para cá, começamos a nos movimentar e pensar como poderíamos nos diferenciar no mercado. Assim, passamos a discutir outras soluções que a empresa também poderia ofertar para os clientes”, explica Rodrigo Schittini, Cofundador e CEO da Guiando.   

De acordo com o executivo, hoje basicamente qualquer fatura que uma grande empresa paga já pode ser gerida e processada através do sistema. Porém, o objetivo é expandir a solução para controlar o ciclo completo das faturas, da coleta ao pagamento efetivado e abrir possibilidade para oferta de serviços financeiros. O objetivo em participar do Programa de Aceleração Visa é justamente validar teses e expandir esse serviço para outras áreas que ainda estão em desenvolvimento. 

“Queremos acelerar a entrega das novas soluções que estamos trabalhando, escalar nossa operação e começar a gerar um valor que não geramos hoje. Esses são os nossos objetivos aqui no Programa”, afirma Rodrigo.  

Como boa prática do Programa, além das mentorias, cada startup terá um padrinho/madrinha da Visa que vai levar expertise do seu setor de atuação para o dia a dia das empresas e colocá-las em contato com parceiros e clientes. Para Marcela Pinori, madrinha da Guiando, trabalhar com eles será um processo de aprendizado mútuo, pois eles já têm um projeto diferente para um segmento pouco explorado pela indústria de cartões, que é o pagamento entre empresas.

“A solução tem uma proposta muito valiosa tanto para a ponta pagadora, quanto recebedora, pois permite melhorar a gestão e fluxos operacionais de contas a pagar e receber. O projeto deles tem total sinergia com a Visa”, afirma Marcela. 

Sobre a Guiando

Controle de custos de telecom e facilities para B2B via plataforma integrada com o ERP dos clientes. Além das informações, a Guiando sugere melhoria nas negociações com os prestadores de serviços e faz negociação com eles.

Sobre o Programa de Aceleração

O Programa de Aceleração Visa teve início em 2017. Em 2018, as startups selecionadas passaram por um processo de imersão, bootcamp e elaboração de estratégias.  Foram quatro meses de aceleração e de incubação. As startups viveram uma rotina intensa de mentoria, num espaço de coworking em São Paulo e algumas delas completaram o programa nos Estados Unidos, no Vale do Silício. No total, o Programa de Aceleração Visa selecionou 53 startups ao longo destes anos.

Quer conhecer mais sobre as fintechs que estão mudando o setor de Crédito no Brasil? Participe do Cred-Tech Brasil, um encontro onde o mercado se reunirá para discutir os próximos passos da inovação nessa indústria. Garanta sua vaga aqui.