A Qualcomm anunciou nesta quarta-feira (23/10) o investimento de R$ 40 milhões na startup brasileira idwall, que desenvolve soluções automatizadas de validação de identidade e prevenção de fraudes. O aporte foi feito por meio da Qualcomm Ventures, braço de investimento em inovação e empreendedorismo da Qualcomm, seguido por ONEVC, Canary, Monashees e Grupo Globo.

No ano passado, a idwall recebeu R$ 9 milhões em uma rodada de financiamento dos fundos brasileiros Canary e Monashees e que também contou com a participação do Mercado Livre.

Criada em 2016 por Lincoln Ando e Raphael Melo, a startup é uma regtech especializada em tecnologias para a validação de identidade. Suas soluções utilizam recursos como reconhecimento facial, análise de dados e machine learning para agilizar verificações.

A ideia, segundo a empresa, é “usar a tecnologia para construir relações de confiança”. Assim, a idwall permite a verificação de identidade de colaboradores ou clientes de empresas como a Loggi e 99; a companhia de aluguel de carros Movida; e o Banco Original. No portfólio de clientes da startup também estão a empresa de pagamentos Cielo e a OLX.

No Brasil, a Qualcomm já investiu na 99, Loggi, Quinto Andar e Cargo X, empresa de tecnologia para transporte. O projeto também conta com outro fundo global dedicado a startups de Inteligência Artificial, o AI Fund, lançado em novembro do ano passado. A idwall é a primeira empresa da América Latina a receber um investimento do fundo de Inteligência Artificial da Qualcomm Ventures.

“O Brasil tem potencial para ser um produtor de soluções globais em inteligência artificial”, diz Alexandre Villela, diretor da Qualcomm Ventures para América Latina. “Nosso intuito em investir em empresas como a idwall é viabilizar e acelerar o desenvolvimento desses negócios e torná-los exportadores de tecnologia, avançando na área de inteligência artificial”.

Fundada nos Estados Unidos em 1985, a Qualcomm tornou-se uma das líderes mundiais na fabricação de chipsets e soluções tecnológicas para a comunicação móvel.

Fonte: Época Negócios

Quer conhecer mais sobre as fintechs que estão mudando o setor de Crédito no Brasil? Participe do Cred-Tech Brasil, um encontro onde o mercado se reunirá para discutir os próximos passos da inovação nessa indústria. Garanta sua vaga aqui.