Aconteceu no dia 23 de junho, no Rio de Janeiro, o Demo Day que marcou o fim do primeiro FINTECH.Rio. O programa, que tem como foco o segmento de fintechs, isto é, startups voltadas para inovação em serviços financeiros, é uma iniciativa da Plataforma.Space, espaço de inovação e incentivo que oferece capacitação técnica, infraestrutura, crédito, acesso ao mercado, clientes e valor agregado para startups em estágio operacional.

Para a primeira turma foram selecionadas seis startups que, segundo Eduardo Diniz, CEO da Plataforma.Space, não foram escolhidas de forma aleatória. “Todas têm sinergia entre elas. Não diria que somos uma aceleração em si, mas um programa de incentivo ao crescimento e consolidação de scale ups — empresas que conseguem sustentar um crescimento de pelo menos 20% ao ano, durante um período de três anos seguidos. Somos uma plataforma que tem por objetivo alçar essas empresas ao patamar mais alto possível”. Além de todos os benefícios do programa as startups foram integradas também à Rede Sicoob, um projeto de intercooperação e networking exclusivo para associados do Sistema Sicoob. “Enquanto a Plataforma.Space é nosso espaço físico de inovação e o FINTECH.Rio nosso programa de incentivo, a Rede Sicoob é um próximo passo para essas empresas”, explica Diniz.

Conheça as seis startups da primeira turma, que começou o bootcamp em março desse ano:

Banco Digital Maré

Trata-se de um banco digital que resolve o problema de inclusão ao sistema financeiro e fomenta o comércio no Complexo da Maré, no Rio de Janeiro. É primeira iniciativa do País para a criação de um sistema de micro-pagamento com moeda digital, nesse caso batizada de Palafita. De forma simples e acessível, o objetivo é, por meio de um aplicativo mobile, agilizar pagamentos, transferências e compras de pessoas ainda desbancarizadas, e universitários que sejam engajados em projetos sociais e que tenham dificuldade de abrir contas em bancos por conta das tarifas altas.

Menu for Tourist

Nasceu para facilitar a comunicação de turistas estrangeiros em restaurantes, bares e outros estabelecimentos gastronômicos. Foi criado para quebrar as barreiras linguísticas e levar o turista estrangeiro até os estabelecimentos, ajudando na compreensão do cardápio — que aparece disponível em nove idiomas (português, inglês, espanhol, francês, alemão, italiano, russo, chinês e japonês) — e ajudando ao pedir o prato escolhido sem falar qualquer palavra no idioma local, bastando apertar um botão para traduzir o pedido para o garçom.

Osayk

É um escritório de contabilidade online focado em PMEs prestadoras de serviços. Oferece todos os serviços contábeis obrigatórios por lei através de uma plataforma online que possibilita a emissão de notas fiscais eletrônicas de serviços, recebimento das guias para pagamento de impostos, além de gestão de todos os documentos contábeis e fiscais em um sistema de aquivos na nuvem.

Otimiza

Startup de consultoria e auditoria clássica na área de benefícios que se especializou em detectar fraudes e desperdícios na gestão do vale transporte.

Papelada

É uma aplicação para recebimento e gerenciamento de contas e documentos. Disponível por aplicativo para smartphone ou via navegador, a solução, até então inédita no Brasil, funciona como uma caixa de correios eletrônica. Ao se cadastrar, a pessoa fornece o CPF e, automaticamente, o sistema adiciona à sua lista todas as contas de emissores parceiros do Papelada. Mas também é possível adicionar documentos recebidos em papel. Para isso, a ferramenta oferece uma funcionalidade de cadastro por foto que detecta o código de barras e cataloga todos os dados automaticamente. Para as faturas recebidas por email em PDF, a aplicação oferece a opção de envio do PDF direto para o App ou site, iniciando o cadastramento da conta, de forma que o usuário possa se beneficiar do fato de ter todas as faturas e demais documentos organizadas, acessível a qualquer momento e de onde estiver.

Preço Certo

É uma empresa especializada em precificação e análise de indicadores financeiros para empresas. Atualmente atendendo a mais de 1400 empresas em todo o Brasil, o Preço Certo vem para resolver um problema que afeta sete em cada dez empresas no país.

 

Quer conhecer mais sobre as InsurTechs que estão mudando o setor de seguros no Brasil? Participe do InsurTech Brasil, um encontro onde o mercado se reunirá para discutir os próximos passos da inovação nessa indústria. Garanta sua vaga aqui.